Livros

5 Formas de conseguir marcadores de livros

Heey! Juro que será o último post de livro em janeiro kkk

Tudo bem com vocês? Hoje vim dar algumas dicas para o leitor que tem mania de colecionar marcadores. Essa é uma mania que eu arranjei desde cedo e que eu não conseguia parar. Entrar na livraria da cidade só para pegar marcadores parecia a meta da minha vida como leitora. #fato

Mas um dia, os atendentes já pareciam estar cansados de me ver na livraria e sair sem comprar nada. E aquela ‘cara de pau’ que eu tinha no começo foi desaparecendo aos poucos.

Faz uns 4 anos que eu realmente fiquei cansada de fazer isso, mas parecia que ter 30 marcadores não era o suficiente. Então tive que arrumar outras alternativas para essa obsessão leve de colecionar. E o tio Google estava lá para me ajudar.

A seguir serão 5 dicas de como conseguir essa proeza!

1. Vá em livrarias

   Opa opa, mas Bárbara você não acabou de dizer que não é legal fazer isso?

   Entãaao… Gente os marcadores foram feitos com o objetivo de fazer publicidade dos livros. E onde seria melhor fazer isso do que numa livraria? Então pegar na livraria não é crime, mas faça com moderação. Eu por exemplo, só tenho uma livraria próxima da minha casa então se eu sempre pegar marcadores de lá e sair sem livros eu fico realmente me sentindo mal por ter desperdiçado o tempo de algum atendente.

   Se você ainda tem essa cara de pau, aproveite!

1.2. Fique amigo(a) do(a) vendedor(a)

   Ter apenas uma livraria perto de casa pode ser vantajoso! Já perdi as contas de quantas vezes eu pedi marcadores em grande quantidade e/ou específicos para um atendente que me conhece. Vocês não fazem ideia do que podem ganhar fazendo isso =)

2. A internet é cheia de possibilidades

Se você segue blogs literários, deve ver direto os sorteios que rolam de livros, não é mesmo? Mas você ainda pode ter a chance de ganhar os marcadores nesses sorteios. Participe e veja o que a sorte tem guardada para você!

3. Vá em eventos

É um jeito bem legal de conseguir os marcadores. Ir na Bienal do Livro, numa livraria que esteja participando de algum projeto ou até uma entrevista com algum autor. Apenas vá e você vai se entreter e ganhar essa utilidades.

4. Faça você mesmo(a)

Simples e fácil! Meu primeiro livro que ganhei na vida foi a Saga Harry Potter, e me lembro de que na época fiz um marcador a mão especialmente para o livro, porque eu não tinha nada além de sulfite.

Pense num livro (x) faça uma arte, imprima e plastifique. Se você está sem ideias procure editoras que disponibilize a arte dos marcadores na internet. A Galera Record faz isso e é só você imprimir.Nessa hora também vale até fazer o modelo e mandar uma gráfica imprimir do jeitinho que você quer!

 5. Peça para a editora

Esse é a minha estratégia preferida e a que eu mais uso! Eu amo receber marcadores de livros que eu conheço e gosto. Esse é um dos melhores métodos para consegui-los. Você pode pedi-los entrando em contato por e-mail ou pela página de contato no site. Normalmente a editora não vai deixar lá na página de contato “PEDIDOS DE MARCADORES” como se todo o planeta quisesse isso. Mas isso não quer dizer que eles não leiam seu e-mail e realmente respondam.

Fazendo desse jeito, minhas únicas dicas são as seguintes:

I. Peça exatamente o que você quer desde o primeiro momento. Claro, apenas se você tiver alguma “exigência”. Por exemplo, pedir marcadores de um tal gênero que ela publica, ou quem sabe de um autor que você goste ou de um livro específico. Lembre-se que a editora não é obrigada a te mandar os marcadores, então um “Não” pode vir! Mas garanto que de qualquer jeito a resposta virá! Eles sempre respondem os e-mails.

II. Preste atenção: é uma total perda de tempo pedir marcadores para uma editora quando toda a produção deles estão indo direto para um evento como a Bienal do Livro. Se estiver numa época próxima (de 2 meses antes e até 1 mês depois) digo que é melhor você sentar e esperar toda a Editora ‘se acalmar’.

Deixei essa sugestão como 5ª e última por que é preciso explicar como funciona a entrega dos marcadores. E pelas minhas experiencias, a editora possui os 2 seguintes modos de enviar:

  * O 1º é bem simples. No e-mail de resposta do seu pedido, eles te pedem o seu endereço e mandam nos dias seguintes. E prontinho!

  * O 2º é meio chato mas se você quer mesmo, você manda. A editora pede basicamente que você mande um envelope contendo outro envelope com seu endereço dentro, onde colocarão os marcadores e o enviarão de volta.

 * Meio chato, mas é jeito mais prático para eles.

A Editora Novo Conceito tinha uma página apenas para esse tipo de solicitação, (aqui) mas eles nunca mais responderam 😦

Sei de pessoas que já entraram em contato com livraria (via internet) e pediram marcadores. Nunca tentei, então não sei se funciona. Mas está aí a dica extra *–*

Então foi isso gente ❤ ❤ ❤

Espero que tenha ajudado

Beijos

Deixe um comentário

