Descubra o que é a The Book Jair

Heey! Eu já publiquei esse post no meu outro blog (Imperfeição Literária – agora inativo) e o trouxe para o Caos com a intenção de mostrar para vocês um dos métodos que uso desde 2015 para começar minhas leituras, quando estou indecisa, vulgo quase sempre.

Para começar, sabe aquela frase “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço“? É basicamente o assunto desse post. Vou dar uma dica super valiosa para vocês, uma dica que eu uso de forma “errada”, mas uso. Daqui a pouco vocês entenderão…

Antes de tudo, em 2015 eu precisava de algum tipo de organização para a lista de praticamente 200 livros que eu quero ler. São livros que não são prioridades e nem obrigações. Foram só sinopses e/ou capas que me conquistaram… Enfim, procurando na internet achei uma coisa chamada TBR – The Book Jar.

Então nesse post vou explicar o que é, como funciona, como cria e como eu uso de forma errada esse método. Eu tinha que ser a do contra, neh kkkk

Sem mais delongas…

O que é TBR The Book Jar?

TBR significa To Be Read, que literalmente traduzido significa Para ler. E o The Book Jar significa Jarro de Livros. E fazendo a linda mágica da junção, a tradução fica: Jarro de Livros Para Ler.

Para que serve?

É fato que muitas vezes na nossa vida literária, escolhemos comprar um livro ao invés de ler o que já temos. E a lista de livros não lidos na estante vai aumentando cada vez mais, por que o submarino é lindo e vai te mostrando todos os dias aquelas promoções perfeitas e você vai comprando e comprando e… Puff. Você está cheio de livros na estante sem serem ao menos tocados.

A The Book Jar entra nesse momento, sendo um controle da meta estabelecida para a leitura 100% da sua estante.

booj-jair

Como funciona?

Antes de tudo, faça ou arranje um recipiente que será seu jarrinho. Coloque papéis pequenos dentro e sacuda o Jar. O papel que você retirar depois dessa sacudidinha, será a sua próxima leitura.

As regras são colocadas e seguidas pela própria pessoa que criou, mas o ‘jogo’ tem algumas regras:

  1. Não coloque livros que você gostaria de ler, apenas os que você TEM na estante;
  2. Livros com prazo de leitura ou algum tipo de prioridade não devem ser colocados;
  3. Não coloque livros de empréstimo (dos amigos);
  4. Se você comprar mais livros, lembre-se de adiciona-los no Jar, para não o colocar em primeiro lugar;
  5. Nada de trocar o papelzinho quando o retirar da Jar. A não ser que já tenha lido o livro.

A partir daí faça o que te der na telha e adicione o que quiser para adaptar ao seu mundinho.

DICAS:

1) No meu book jar, tenho vários livros que são trilogias ou séries de mais de 7 livros. Então eu decidi colocar uma tirinha para a série completa. Por exemplo: Trilogia Mago Negro de Trudi Canavan. Aí terei que ler a trilogia completa. Ou então…

2) Coloque os livros da mesma série em papéis separados.
Por exemplo: A Aprendiz #2 de Trudi Canavan.
E se por acaso acontecer como no exemplo, (retirar o segundo de uma trilogia sem ter lido o primeiro) você decide se lê o primeiro levando em consideração o papel, ou coloca o papel de volta e retira outro.

TUDO DEPENDE DAS SUAS REGRAS, E AS FAÇA ANTES DE COMEÇAR E NÃO MUDE DURANTE.

Como fazer?

Primeiro: faça a lista de livros em um papel e corte as como quiser. No meu caso fiz tirinhas e passei caneta marca texto para colorir o papel;

Segundo: faça um jarrinho útil e decorativo. Pode ser um pote de maionese, de sorvete, de perfume, de papelão ou qualquer outra coisa. Para o papel, qualquer um é perfeito. Use a criatividade: post-it, papel cartão, E.V.A., sulfite… Não importa como seja, o único requisito é que tem que caber os papeizinhos e a sua mão (se quiser facilitar sua vida, é claro);

Terceiro: Poxa, não leve na obrigação. Leve como um modo de tornar toda a leitura mais leve e fácil.

Agora… Como eu realmente fiz…

Como eu disse no começo: “Faça o que eu digo, só não faça o que eu faço”. Acho justo contar como eu faço agora, já que expliquei o jeito certo que o TBR funciona.
Vamos lá…

Quando eu descobri o The Book Jar eu mal procurei sobre o que exatamente era, então fui fazendo e só quando terminei consegui essas informações que compartilhei para vocês *-*
E deu no que deu: Não coloquei essas regras que o próprio jogo te recomenda/obriga.

book-jairMinhas regras são basicamente:

  1. Todos os livros que quero ler estão no Book Jar;
  2. Não tenho os livros que estão dentro da Jar;
  3. Não coloquei livros que são prioridades;
  4. Anotava no planner o papel que tirei;
  5. Não utilizo como obrigação. Se eu começar a pensar que é, pararei com tudo e deixarei apenas como decoração 😉

Eu usei um copo do Starbucks que ganhei de aniversário de uma grande amiga. E fiz os papéis com folha de sulfite e marcados com caneta marca-texto. No meu antigo Planner (agenda), eu adicionei uma parte apenas para a organização da TBR.
O que eu fiz: Criei a lista e deixei espaço *quase* suficiente para todos os papéis que eu pegar. No final coloquei um plástico (aqueles que você coloca em volta do RG ou de algum cartão), para guardar as tirinhas.

Então foi isso leitores. Espero que tenham gostado do post.
Beijos e até a próxima *-*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s